terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Prefeito de Teresina adere ao Plano Nacional Juventude Viva



A Prefeitura de Teresina aderiu ao Plano Nacional Juventude Viva, formulado pela Secretaria Nacional de Juventude. O termo de adesão ao Plano foi assinado pelo prefeito Firmino Filho e por representantes dos mais diversos órgãos municipais na manhã desta segunda-feira no Palácio da Cidade. Participaram da solenidade representantes do Conselho da Juventude e de movimentos da entidade civil organizada.

O Plano Nacional Juventude Viva tem o objetivo de reduzir a vulnerabilidade social da juventude, sobretudo entre os jovens negros, que são, segundo pesquisas, as maiores vítimas de extermínios. Segundo dados da Secretaria Nacional de Juventude, os homicídios são hoje a principal causa da morte de jovens de 15 a 29 anos e atingem especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores da periferia e de áreas metropolitanas. 

Dessa forma, a proposta do Plano é elaborar ações de prevenção que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens em situações de violência física criando oportunidades que garantam a inclusão social e a autonomia. “Teresina está aderindo a esse Plano voluntariamente. A capital, infelizmente está em 28º lugar no ranking dos 143 municípios brasileiros onde há o maior número de homicídios entre os jovens. Com esse Plano vamos articular políticas públicas para sairmos dessas estatísticas”, salientou o secretario municipal de Juventude, Alan de Miranda Cronemberger. 

O prefeito Firmino Filho reforçou a atitude da Prefeitura em aderir ao Plano. Segundo ele já há um conjunto de políticas públicas colocadas para a população, mas que elas muitas vezes passam despercebidas. “O que queremos é que esse Plano não seja uma peça na prateleira. É preciso que o Plano seja bem elaborado e ganhe vida, envolvendo todos os segmentos de juventude e o também o movimento negro. Queremos aqui reafirmar nosso compromisso com os jovens teresinenses e nos comprometer em articular e propor políticas que venham a reduzir índices tão negativos nesse segmento”, frisou.

De acordo com Gil Kairosk, secretário do Conselho Municipal de Juventude de Teresina, é uma grande alegria ver Teresina aderindo a esse Plano. “O Plano tem uma grande motivação. Nossa juventude está sendo exterminada, sobretudo a juventude negra. Precisamos agir e implementar as políticas públicas para evitar isso”, pontuou.

As ações do Plano estão estruturadas em quatro eixos: desconstrução da cultura da violência, transformação de territórios, inclusão, emancipação e garantia de direitos e ainda aperfeiçoamento institucional. Entre as ações está previsto, entre outras, a oferta de oportunidades de atuação dos jovens em ações de transformação da cultura da violência e reconhecimento da importância social da juventude. 

Assinaram ainda o termo os representantes das Secretarias Municipal de Juventude, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Fundação Wall Ferraz, Fundação Municipal de Saúde e outros órgãos municipais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário